BANCO DE BOAS PRÁTICAS

Já existem bons exemplos de ações relacionadas à mobilidade urbana sendo desenvolvidas no mundo todo. Conheça algumas aqui.


Voltar


Newsletter Boas Práticas

Cadastre-se e receba grátis novidades e dicas por e-mail.

MENSAGEM DE CELULAR AVISA VENCIMENTO DA CNH

O Detran (Departamento Estadual de Trânsito) de São Paulo começou a enviar no dia 25 de fevereiro de 2013 mensagens de texto via celular para lembrar motoristas de todo o Estado sobre o vencimento da Carteira Nacional de Habilitação.

Os torpedos, também, chamados de SMS, contêm a data de vencimento da habilitação e orientam os motoristas a acessar o portal do Detran para obter todas as informações sobre como renovar o documento.

O sistema foi testado nos primeiros meses do ano com 1.224 celulares de motoristas cadastrados no órgão. Atualmente, mais de 180 mil cidadãos deixaram seus números ao fazer o cadastro e poderão receber as mensagens.

As mensagens serão enviadas com até um mês de antecedência do vencimento da CNH. Com isso, o cidadão terá aproximadamente 60 dias para renovar o documento, pois o Código de Trânsito Brasileiro permite que o condutor dirija com a habilitação vencida por até 30 dias.

Depois desse período, o motorista só poderá voltar a dirigir com a nova CNH. Conduzir veículo com o documento vencido há mais de um mês é infração gravíssima. Quem é flagrado nesta condição recebe multa da R$ 191,54, tem sete pontos anotados na carteira, além de ter a habilitação e o veículo recolhidos.

O objetivo da medida é facilitar a vida do cidadão, usando uma tecnologia difundida principalmente entre os mais jovens, além de reduzir o índice de motoristas com o documento vencido.

O Detran também planeja incluir outros serviços nos lembretes via mensagens, como o mês para licenciamento de veículos e alertas sobre a pontuação na CNH. A expectativa é que, no total, sejam enviadas 6,5 milhões de mensagens de texto por ano.

Realização:
SINAL LIVRE TODOS OS DIREITOS RESERVADOS